Buscar
  • Equipe Cardiovent

Estudo piloto com ECMOLife em pacientes submetidos à revascularização do miocárdio

A bomba de levitação magnética é uma das grandes inovações da solução ECMO da Eurosets, a ECMOLife. Sabendo que a hemoglobina plasmática livre elevada está associada a lesão de múltiplos órgãos, as tecnologias de circulação extracorpóreas minimamente invasivas representam uma forma de reduzir essa complicação após uma cirurgia cardíaca.


Seis médicos compararam os efeitos da bomba de levitação magnética versus bomba de vórtice restrita em 40 pacientes e entregou um estudo piloto sobre o efeito de hemólise durante a circulação extracorpórea invasiva mínima.


Como resultado, no pós-operatório imediato, a hemoglobina plasmática livre (HLP) e a desidrogenase lática (LDH) foram significativamente menores no grupo de estudo do que no grupo controle. Além disso, os pacientes tratados com a bomba de levitação magnética apresentaram menor creatinina e bilirrubina indireta 24 horas após o procedimento, e recebeu menos transfusões durante todo o período pós-operatório.


A conclusão do estudo piloto sugere que o uso de bombas centrífugas levitadas magneticamente para suporte da circulação extracorpórea está associado a um menor risco de hemólise. Veja na íntegra a metodologia e os números da comparação no site PubMed.




12 visualizações0 comentário