Sabará investe em novos equipamentos e amplia Serviço de Cardiologia Pediátrica
- Equipe Cardiovent
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Reforçando a expertise do Serviço de Cardiologia Pediátrica, o Sabará acaba de adquirir uma série de equipamentos de última linha. O investimento mostra o compromisso de Hospital em oferecer o melhor tratamento pediátrico, trazendo novidades tecnológicas que ajudem no trabalho de nossos Cuidadores.
O sistema de circulação extracorpórea de última geração, ECMOLife, é um marco significativo na melhoria da qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos pediátricos. “Para crianças, que possuem um sistema cardiovascular mais delicado, a precisão e confiabilidade do equipamento são ainda mais essenciais. O equipamento também oferece uma série de inovações que contribuem diretamente para a redução de riscos e melhor controle das variáveis fisiológicas do paciente. A implementação dessa tecnologia moderna, além de representar um avanço significativo para o Centro Cirúrgico Pediátrico, também demonstra o compromisso contínuo da Instituição em oferecer o melhor cuidado possível, com foco na segurança e bem-estar dos pacientes”, explica Maciel.
O Sabará investiu em duas ECMOLIFE, máquinas para terapia de suporte circulatório mecânico com maior portabilidade e excelente biocompatibilidade. O Sabará é o primeiro Hospital pediátrico privado no Brasil com essa máquina já em funcionamento. “Essas duas máquinas possuem modalidades e acessórios específicos para pacientes de baixo peso, além de uma precisão altíssima para sensores e monitorização de parâmetros hemodinâmicos, como gasometria, oximetria e fluxômetro. Essas ECMOs também são de grande portabilidade, facilitando o transporte em ambulância”, explicam Maciel e Eloá Padilha, coordenadora do Centro Cirúrgico.
O transporte extra hospitalar da ECMO é um dos diferenciais do Sabará, seja por via aérea ou terrestre. As novas máquinas tornam esse processo ainda mais seguro: a partir do contato de outra Instituição, deslocamos nosso time de ECMO para realizar o procedimento onde o paciente estiver. Essa prática só é possível pelo time de alta qualidade assistencial e com muita experiência no uso da ECMO.
Para Thais Franco, enfermeira e Diretora do programa de ECMO do Sabará, a aquisição coloca o Sabará em uma posição pioneira dentro do atendimento a crianças com comorbidades cardíacas. “O investimento em novas tecnologias é essencial para o cuidado especializado que fazemos. Além disso, a parte humana faz toda a diferença: para capacitar nossa equipe para o uso das novas ECMOs, tivemos um treinamento de duas semanas com a equipe no beira leito, com as máquinas em uso”.
Commentaires